segunda-feira, 19 de novembro de 2018

SAIA DA ZONA DE CONFORTO
Régis Varão/¹

A zona de conforto tem relação direta com inércia (resistência natural dos corpos a mudanças no estado de equilíbrio), nesse caso nos remete para um dos maiores físicos da humanidade, o eclético inglês Isaac Newton, que publicou trabalhos sobre alquimia, astronomia, física, matemática, mecânica, química e teologia.

Falaremos a respeito de uma das Leis que Newton, a 1ª Lei de Newton também conhecida como Lei da Inércia, que pode ser entendida como: um corpo em repouso tende a permanecer em repouso se não é forçado a mudar. Existe uma relação da inércia com a badalada Zona de Conforto, discutida na atualidade em diversas áreas do desenvolvimento de pessoas.

Com relação a sair da zona de conforto podemos discutir rapidamente quatro aspectos: definição de objetivos; elaboração do planejamento; disciplina e acreditar em mudança.

(a) Definição de objetivos: no livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, tem um diálogo que pode ilustrar a necessidade de definir objetivos. Alice pergunta ao Gato de Cheshire, pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?, responde o gato, isso depende muito do lugar para onde você quer ir! Alice diz, eu não sei para onde ir! Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve, afirma o gato. Fazendo um paralelo com esse clássico da literatura, podemos afirmar, quem não sabe onde quer chegar acaba indo para qualquer lugar. Tratando-se de finanças pessoais, caso do endividado, ao perceber o próprio consumo com clareza, fica mais fácil enxergar para onde vai seu dinheiro enquanto você passa o mês trabalhando duro para fugir do endividamento. Crie uma planilha onde possa registrar todas as suas contas - receitas e despesas - pois precisará ter controle de tudo para não desviar do caminho ao longo da jornada para sair da crise financeira. É importante saber onde você deseja chegar e em quanto tempo, assim ficará mais fácil atingir o objetivo, isto é, sair do endividamento. Sem foco, é praticamente impossível fazer uma reserva financeira, por menor que seja;

(b) Elaboração do planejamento: cumprido o primeiro passo, definição de objetivos, comece trabalhar no segundo passo, que consiste em elaborar de forma consciente e ordenada uma série de ações para atingir o objetivo. Quais caminhos você precisa percorrer para chegar lá, vai precisar de ajuda externa, vai ter que postergar coisas que o afastam do caminho, do planejado, enfim, terá que ser assertivo para atingir o alvo desejado, logo, tem que seguir o planejado e tem que utilizar toda determinação possível para atingir a meta;

(c) Disciplina: cumpridas as duas etapas anteriores, temos que observar a terceira etapa, mantendo-se disciplinado em todo o processo. O foco deve estar presente o tempo todo. Se ocorrer problema fora de seu controle e que possa intervir diretamente no planejamento, reavalie seus objetivos. A estratégia pode mudar conforme sua reavaliação, mas a disciplina deve estar sempre presente, ela deve ser constante para perseguir a(s) meta(s). Em um paralelo com corredores de longas distâncias, assim como os técnicos utilizam treinamentos diferentes para obter o máximo desempenho do atleta, você deve dominar as melhores estratégias para atingir o objetivo desejado. A disciplina será vital para que os resultados apareçam da maneira programada. Parte do sucesso financeiro ou não, está não apenas no planejamento mas em cumprir as etapas com elevada margem de acerto;

(d) Acreditar em mudança: você tem o poder de determinar os rumos de sua vida pessoal, financeira, social, profissional etc. Determinando os objetivos com clareza, e sendo possíveis, poderá atingi-los ou eliminar o que dificulta a conquista do objetivo. Você é o agente da mudança, a motivação está dentro de você, ninguém pode tirá-la sem sua autorização. Segundo Tony Robbins, as nossas crenças são como ordens não questionadas, dizendo-nos como as coisas são, o que é possível e impossível, o que podemos e o que não podemos fazer, assim, dão forma as nossas ações, pensamentos e sentimentos. Como resultado, alterar os nossos sistemas de crenças é fundamental para qualquer mudança real e duradoura nas nossas vidas.

Portanto, sair da zona de conforto requer objetivos bem definidos, planejamento elaborado, disciplina na execução do planejado, boa dose de autoconfiança e crença na mudança são determinantes para obter o sucesso em qualquer área de sua vida.


¹/ Mentor e Coach Financeiro, especializado em educação financeira, finanças pessoais e desenvolvimento de pessoas. Educador e planejador financeiro há mais de 25 anos. É palestrante de temas ligados à educação financeira, finanças pessoais, inteligência financeira e liderança, além de ministrar treinamentos e workshops nessas áreas. É Master Practitioner em PNL. Economista com mestrado e doutorado em economia, é também bacharel em direito. Tem se dedicado ao estudo do dinheiro nas últimas três décadas. Foi professor universitário durante vinte e três anos e servidor do Banco Central por 36 anos. Visite o site www.ravecofinancas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário