quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PRAZERES QUE PROPORCIONAM BEM-ESTAR
Régis Varão/¹

Nos últimos meses tenho participado direta e indiretamente de discussões, que na maioria das vezes abordam a permanência ou não da atual presidente da república ou se alguma figura de expressão da base aliada do governo está ou não envolvida com a Petrobras, fundos de previdência privada ou qualquer outro escândalo. De vez em quando, para minha tristeza, sou obrigado a ouvir a defesa “convincente” que é feita de representantes do povo nitidamente envolvidos em desvios de verbas públicas.

Nos últimos anos, muito se tem falado de qualidade de vida, felicidade e educação financeira, principalmente nos ambientes corporativos, e os programas de treinamento do setor público e privado corroboram com essa afirmação. Tentando contribuir com o tema, busquei em Oscar Wilde: para inquietos, de Allan Percy, uma lista de temas que podem melhorar, a baixo custo, o bem estar das pessoas e libertá-las dessas cansativas discussões que nada acrescentam na expectativa de vida do cidadão.

Segundo Oscar Wilde, “Os prazeres mais intensos que a vida nos proporciona são grátis ou exigem muito pouco dinheiro,” logo, podemos ter prazer e alegria fazendo coisas simples, tais como:

01. Ouça música, pois ajuda a relaxar;
02. Dê flores a quem não as espera;
03. Veja o por do sol, o de Brasília é fantástico;
04. Dance pela casa, ajuda a relaxar e queima gordura;
05. Leia um romance, existem excelentes autores brasileiros;
06. Pratique uma boa ação ajudando um desconhecido;
07. Visite um amigo ou parente sem avisá-lo;
08. Tome banho de mar à luz da lua;
09. Cuide de um bebê, pode ser um filho, sobrinho etc;
10. Seja amável com os outros, cumprimente-os;
11. Converse com o vizinho;
12. Procure escutar o ruído das plantas após regá-las;
13. Mergulhe numa piscina em um dia de muito calor;
14. Acaricie seu animal de estimação;
15. Comemore e agradeça o dia de hoje;
16. Seja humilde sem falsa modéstia;
17. Tenha sempre atitude positiva.

Portanto, ter uma boa qualidade e expectativa de vida e viver bem e melhor não é difícil, é apenas uma questão de atitude, é um hábito que deve ser incorporado em seu dia-a-dia, embora a maioria das pessoas estão preocupadas com suas atividades profissionais, e esquecem que atitudes simples praticadas diariamente podem melhorar a saúde física e mental delas.

¹/ Consultor de Finanças Pessoais e palestrante com experiência em educação financeira, finanças pessoais, educação corporativa e conjuntura econômica. Economista com mestrado e doutorado em economia, Bacharel em Direito, Professor Universitário e ex-servidor do Banco Central do Brasil. Visite o site www.ravecofinancas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário