terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MEDO DO DESEMPREGO CAI EM DEZEMBRO/2014
Régis Varão/¹

A pesquisa Medo do Desemprego e Satisfação com a Vida é elaborada e publicada trimestralmente pela Confederação Nacional da Indústria-CNI a partir de pesquisa de opinião pública de âmbito nacional e realizada pelo Ibope Inteligência. O período de coleta dessa amostra é de 05 a 08 de dez/14 e são realizadas 2002 entrevistas em 142 municípios.

O Índice de Medo do Desemprego (IMD) da população brasileira caiu de 77 pontos em set/14 para 75 pontos em dezembro de 2014. Essa queda de 2,6% é a primeira observada no índice desde mar/13, quando registrou 69 pontos, interrompendo uma trajetória de seis trimestres consecutivos de alta. Quando comparado com dez/13, o IMD ainda apresenta elevação de 2,7%. A média histórica do IMD é 83,6 e a partir de jun/09 o índice manteve-se abaixo dessa média.

Já o Índice de Satisfação com a Vida (ISV) voltou a cair depois de dois trimestres seguidos de crescimento. O ISV registrou 103,2 pontos em dez/14, o que representa uma queda de 0,6% em relação à set/14 (103,8). Com relação à dez/13 (103,2) o índice manteve-se estável, enquanto a média histórica do índice está em 102,9 pontos.

A importância dos índices IMD e ISV deve-se ao fato de que o desempenho deles contribui para antecipar comportamentos no ritmo de crescimento do consumo das famílias, que por sua vez pressiona o nível de atividade econômica da economia.

Portanto, um consumidor otimista tende a consumir mais e se está satisfeito com sua vida e não tem medo ou preocupação em ficar desempregado também tende a aumentar seu nível de consumo. Nos dois casos, a economia se beneficia.

¹/ Consultor de Finanças Pessoais e palestrante com experiência em educação financeira e conjuntura econômica. Economista com mestrado e doutorado em economia, Bacharel em Direito, Professor Universitário e ex-servidor do Banco Central do Brasil. Visite o site www.ravecofinancas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário