quinta-feira, 21 de agosto de 2014

DESOCUPAÇÃO EM JULHO
Consultor Régis Varão/¹

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), para o mês de jul/14, referentes às regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. A pesquisa é realizada mensalmente com seis regiões metropolitanas, inclui Porto Alegre e Salvador, mas por motivos de paralizações de servidores, os dados não estão disponíveis, procedendo a análise apenas das quatro metropolitanas listadas inicialmente.

A taxa de desocupação na região metropolitana de São Paulo (SP) atingiu +4,9% em jul/14, ante elevação de 5,1% observado no mês anterior e inferior em 0,90 p.p. quando comparada a jul/13.

O Rio de Janeiro (RJ) registrou variação positiva de 3,6% em jul/14, frente ao crescimento de 3,2% registrado em jun/14, e declinou 1,1 p.p. quando comparada a igual período de 2013. Na comparação anual, jul/14 contra jul/13, a taxa de desocupação verificada no RJ mostra queda de 1,1 p.p., duas das maiores quedas observadas entre as quatro regiões pesquisadas.

A metropolitana de Belo Horizonte (BH) apresentou crescimento de 4,1% em jul/14, ante alta de 3,9% verificada no mês anterior e declinou 0,2 p.p. frente a jul/13.

A desocupação observada na região metropolitana de Recife registrou alta de 6,6% em jul/14, ante incremento de 6,2% registrado no mês anterior e -1,1 p.p. quando comparada a jul/13. Na comparação anual, a taxa observada em Recife mostra queda de 1,1 p.p., igualando ao declínio da taxa observada no RJ.

Com relação à população desocupada (pessoas sem trabalho em busca de ocupação) as taxas observadas nas quatro regiões metropolitanas apresentaram estabilidade em jul/14 frente ao mês anterior. Em Recife e BH as taxas de desocupação mantiveram-se estáveis, mas cairam no RJ (-26,4%) e SP (-17,5%).

Quanto à população ocupada com carteira assinada no setor privado ficou estável nas quatro metropolitanas. Com relação a jul/13 apenas a metropolitana de BH (-5,2%) não registrou estabilidade. Já com relação aos empregos sem carteira assinada no setor privado, as quatro regiões mostraram estabilidade na comparação mensal, tendo São Paulo registrado variação de -19,4% na comparação anual.

Portanto, cabe ressaltar que a taxa de desocupação da metropolitana de Recife mantém-se elevada, embora na comparação anual tenha declinado 1,1 p.p. Por outro lado, o Rio de Janeiro continua com as menores taxas, e na comparação anual, registrou queda de 1,1 p.p. Na metropolitana de São Paulo também houve declínio significativo, na comparação anual, caindo entre jul/13 e jul/14 0,90 p.p.

¹/ Consultor de Finanças Pessoais e palestrante, Economista com mestrado e doutorado em economia, Bacharel em Direito, Professor Universitário e ex-servidor do BACEN. Site www.ravecofinancas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário